segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Piratas Lésbicas: Anne Bonny e Mary Read - II

"Mark" Read

Se eventualmente seu grupo decidiu aceitar o perdão, que foi feito mais fácilmente por Rogers do que obter um perdão especial para Anne, assim eles finalmente retornaram a New Providence pacificamente. Lá Anne encontrou-se com Mary Read - que usava o pseudônimo de "Mark" Read. A mãe de Mary há muito tempo atrás, na Inglaterra, vestia sua filha como um menino e fingindo assim que era seu filho com Mark, a fim assegurar a herança dos avós paternos de Mary, que era reservado para o menino. Mary veio eventualmente preferir tanto seu papel masculino que sua mãe deserdou-a. Ela então tornou-se aprendiz de sapateiro, foi então que ela fugiu para juntar-se ao exército como um soldado. Ela casou com um soldado e juntos abriram três ferroarias (ferraduras para cavalos). Mas após três anos, seu marido morreu e ferrroarias faliram, assim ela novamente voltou a vestir roupas de homem e passou a assinar com um mercador holandês chamado Mark Read. O navio em que estava foi capturado por piratas ingleses, a quem ela convenceu se juntar, logo depois foi-lhe dado o perdão em New Providence e encontrou-se com Anne Bonny.

Aproximadamente nesta época Anne e Mary onde já travaram rapidamente uma amizade - o marido de Bonny, James, reapareceu reclamando sua esposa, isto é, sua propriedade. Ele a sequestrou e trouxe-a amarrada e nua diante do governador, acusando-a de felonia (crime sério, como assassinato ou incêncio) e de abandonar seu marido. Ele sugeriu o "divórcio pelo leilão", uma punição mais indulgente, esperando lucrar com rendimentos de tal ação. Mas Anne recusou ser, como ela mesma disse, “comprada e vendida como um porco ou o gado”; de fato ela mesma expressou veementemente que nenhum comprador ousou diantar-se reivindicar tal "hellcat" (uma senhora com temperamento feroz).


Anne Bonny e Mary Read (Biblioteca Pública de Nova York)


O governador foi forçado a libertá-la na condição de que ela retornasse ao seu senhor legal, mas James, que somente queria o dinheiro, fugiu com medo da tempestade que tinha causado. Mary tinha persuadido Anne a não atirar no Governador. Mas ao invés disso, juntas, prepararam-se dentro da corveta a perseguição a James; ele escapou depois de uma perseguição agradável (sic), mas elas queimaram seu negócios com as tartarugas em terra. No devido tempo, o grupo pirata de Anne foi refeito, com Anne e “Mark” constantemente juntas a bordo do navio. Esta intimidade despertou o ciúme de Calico Jack, que ameaçou cortar a garganta de “Mark”, porém ele explodiu um dia na cabine com apenas isto em mente, foi quando descobriu Mary estendida na cama diante de Anne, não inteiramente vestida e visivelmente uma mulher. Alguns historiadores (homens) nos fizeram acreditar que somente minutos antes, Anne tinha rasgado as roupas de Mary, e ela mesma tinha descoberto o verdadeiro sexo de “Mark”. Isto é altamente improvável. As duas mulheres já tinham sido íntimas tempos atrás e por demasiado tempo - e compartilharam de um estilo de vida tão difícil que - não tinha como não ter estado familiarizadas inteiramente uma com o sexo da outra. (E mesmo Mary se fingindo ser um homem, certamente Pierre (o amigo gay de Anne) teria descoberto a verdade há muito tempo atrás). O fato de retirar do episódio as partes consideradas incedentes (bowdlerization) e as tentativas de "explicar isso de outro modo" são típicos de como este par ousado é tratado ; Anne Bonny freqüentemente aparece na literatura para crianças - e em algumas caixas de cereais do tipo Shredded Wheat - onde ela é convencionalmente parecida e "normalizada" ao ser retratada como meramente uma senhora de um capitão pirata, ao invés da líder que ela realmente era.

Anne, Mary e Calico


Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário